Ambiente democrático dá liberdade ao aluno para expor pensamentos e participar de decisões na escola, estimulando seu desenvolvimento ético, crítico e sua interação em público.
Imagine um espaço onde as crianças podem debater e apresentar suas ideias, colaborando para resolver questões do cotidiano escolar ou mesmo da comunidade ao redor? Esta é a proposta das Assembleias mensais no ensino fundamental da Tigrinhos e Golden Tigers: dar voz e vez para ouvir seus alunos!
Realizadas ao final de cada mês, as Assembleias têm contribuído para que os alunos vivenciem a interação social e desenvolvam o senso criativo e crítico do meio. Buscando promover melhorias, diversos assuntos são debatidos sobre o ambiente interno escolar ou a comunidade ao redor. Questões pendentes não ficam para trás! As crianças aproveitam o momento para fazer um balanço das ações que deram ou não certo, dos eventos realizados e, principalmente, pontuar e apresentar soluções para tópicos não resolvidos no último encontro.
“Ouvimos atenciosos os assuntos discutidos nas Assembleias, dando especial atenção às propostas e a forma como poderemos implantar as melhorias apresentadas pelas crianças. Sem dúvida, iniciativas como esta contribuem para apoiar a formação dos alunos como cidadãos éticos, questionadores e participativos na sociedade”, destaca Maria José Ieks, diretora acadêmica da Escola Bilíngue Tigrinhos e Golden Tigers.
Para Daniela Stanciola, coordenadora pedagógica da escola, o espaço é totalmente democrático e dá chances para que os alunos decidam juntos. “Iniciamos a Assembleia cantando o Hino Nacional e hasteando a bandeira do Brasil. São as crianças que elegem três representantes para compor a mesa e ficam responsáveis pelo registro da ata. As demais sentam-se nas cadeiras para participar dos debates e assistir os alunos da banca. Só, então, iniciamos os debates”, disse.
Ela comenta ainda que as crianças surpreendem na hora de falar suas opiniões e ideias. “Os alunos discutem desde os meios que possam ajudar uma comunidade carente da região até como podem aproveitar ao máximo os espaços da escola para brincar e se diverti, propondo até novos tipos de brincadeiras. Opinam sobre quais frutas, sucos e saladas gostariam de incluir no cardápio do lanche. Há ainda discussões sobre como ajudar a melhorar o comportamento dos colegas, entre tantos outros”, comenta.
Tópicos como desrespeito, empurrões, pegar algo emprestado sem pedir e quaisquer outros que possam gerar desconforto entre os alunos são seriamente discutidos. Puxões de cabelo, chutes e mordidas são considerados atos gravíssimos pelas próprias crianças. E, cabe aos alunos estipular os níveis das consequências para aqueles que não cumprem as regras registradas em ata.
“As Assembleias são importantes porque os alunos fazem parte da escola. Por isso, têm a oportunidade de participar nas decisões de assuntos que devem ser definidos por eles. A criação desse ambiente democrático dá liberdade ao aluno de expor seus pensamentos, estimulando seu desenvolvimento para se expressar e interagir em público. É extraordinário acompanhar as iniciativas das crianças no sentido de tentar resolver questões do dia a dia, bem como vê-las lutar pelo o quê realmente desejam e acreditam”, finaliza Daniela.