Filosofia


Escola Tigrinhos e Golden Tigers Campinas - Filosofia

“I AM, I CAN”, uma filosofia centrada na criança.

Desde a década de 90, nossos programas de educação são fundamentados na filosofia “I AM, I CAN” (“Eu sou, Eu posso”), desenvolvida pela americana Dra. Grace Mitchell. Trata-se de uma abordagem centrada na criança, tornando-a independente, autoconfiante, alegre, observadora, atuante em seu meio social, conhecedora do mundo e de suas diferenças. Para tanto, estimula o desenvolvimento global através de vivências intelectuais, físicas, emocionais e sociais:

  • O aspecto intelectual corresponde à integração de saberes, combinando a ciência e o cotidiano. O aprender está ligado diretamente ao conhecer, sentir, inovar, refletir, fazer, ser crítico e ético. Assim, promove a concentração, atenção, curiosidade e a criatividade, além da noção do seu ambiente físico e social.
  • O aspecto físico promove a consciência corporal através do equilíbrio, ritmo e força, com uma alimentação e rotinas saudáveis.
  • O aspecto social é voltado às relações interpessoais e culturais, por meio do diálogo e da reflexão, visando o bem estar da criança em níveis individual e coletivo. Estimula a cooperação, o respeito ao próximo, a habilidade na comunicação, o trabalho em equipe e a aceitação mútua.
  • O aspecto emocional incentiva o aluno a ter confiança, autocontrole, motivação, senso crítico e de responsabilidade, independência e autonomia. Promove a percepção de seus próprios sentimentos, sensações e como expressá-los com respeito.

A filosofia “I AM, I CAN” agrega ainda real valor à construção das competências fundamentais para a educação no mundo contemporâneo. Dentre essas competências, estão: o Bilinguismo – a escola promove a vivência diária do inglês, por meio de explorações, debates, estudos e pesquisas do meio. Na Tigrinhos e Golden Tigers, o aluno transita num ambiente onde o bilinguismo é visto com naturalidade na sua rotina; a Multiculturalidade – a criança realiza atividades que abrangem amplamente o estudo da cultura de diversos países, ao longo de todo o ano; e a Responsabilidade Social com Sustentabilidade – os alunos são incentivados a discutir sobre as questões da sociedade e propor soluções para resolvê-las ou minimizá-las. Suas ideias tornam-se verdadeiros projetos que apoiam instituições carentes da região de Campinas, por meio das doações de materiais arrecadados. O conteúdo estudado é organizado e compartilhado com as entidades.

Dra.Grace

Sobre a Dra. Grace Mitchell

Sua trajetória incluiu graduação em educação pela Tufts University, em 1954, mestrado em educação pela Harvard University, em 1962, e Ph.D. em liderança e educação pela Union Graduate School no Antioch College em Ohio, em 1978, quando tinha 70 anos. É verdade que a Dra Grace Mitchell realizou muito mais após os 60 anos do que a maioria das pessoas pode fazer antes dessa idade. Ela abriu mais de quarenta Centros de Cuidados Diários, com operações sob sua filosofia “I AM, I CAN”, defendendo sempre sua convicção de que todas as crianças merecem o melhor, a educação mais amorosa possível. Sua mensagem às crianças e aos adultos que cuidam delas, sempre foi: “I AM, I CAN” (“Eu sou, Eu Posso).” Ela desafiou os adultos para viverem de acordo com seu potencial mais elevado e ampliarem a sua consciência. Dizia: “A vida é um processo de transformação. Minha maior satisfação é a alegria de ter ajudado outras pessoas a crescer.”